Santa Cruz das Palmeiras está há 200 dias sem chuva

A estiagem e o calor já causam falta de água em várias cidades do interior de São Paulo. Em nossa região, as prefeituras de alguns municípios já adotaram medidas para restringir o consumo, que está mais elevado que o esperado devido às altas temperaturas e à baixa umidade do ar. De acordo com as prefeituras, sem chuvas mais intensas há aproximadamente seis meses, em média, e com o consumo maior, houve queda no nível dos mananciais de abastecimento.
Nos municípios mais afetados, as autoridades estão fazendo apelos para o uso racional da água pela população, que deve evitar a lavagem de carros, calçadas e quintais, e a troca da água das piscinas.
Em Santa Cruz das Palmeiras, por exemplo, onde não chove há mais de duzentos dias, o racionamento, que teve início há mais de 15 dias, vai vigorar até que as chuvas voltem e a situação se normalize, pois a maioria das represas que abastecem a cidade já está seca, e uma, que está sendo construída e que poderá amenizar a falta d’água, só deverá ficar pronta no final do ano e, obviamente, haverá necessidade de chuva para enchê-la.
A prefeitura continua pedindo à população que colabore e continue economizando água, pois a continuar assim, com falta de chuvas, a situação só tende a piorar.
A falta de chuvas está atingindo até as represas que abastem a capital paulista, que já estão causando preocupação nas autoridades devido aos baixos níveis.
Conscientização
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) reforça aos cidadãos o pedido para o uso consciente da água, sobretudo em razão do período de estiagem que atinge diversas regiões paulistas e do aumento de consumo por causa da pandemia de COVID-19.
Além disso, as temperaturas elevadas podem diminuir a vazão dos mananciais e sobrecarregar os sistemas que abastecem os municípios. Por isso a ajuda e a colaboração de todos são imprescindíveis para evitar que o precioso líquido falte.
Pequenas mudanças de hábitos, como fechar a torneira ao escovar os dentes ou ao lavar as louças, tomar banhos de menor tempo e não lavar calçadas com mangueiras, já ajudam a evitar o desperdício desse bem tão necessário, principalmente no período de estiagem.
Dicas de economia
Use vassoura e balde para lavar áreas como garagem, corredores, dentre outras, e não utilize mangueiras; não dê descarga à toa e não utilize o sanitário como lixeira. Em apenas seis segundos de válvula acionada, 12 litros de água vão embora; Não use água corrente para descongelar alimentos. Tenha atenção sobre possíveis vazamentos, eles podem passar despercebidos e são grandes causas do desperdício.

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook