Sessões de Câmara voltam a receber público no plenário

Depois de muitos meses com restrições, por causa da pandemia do Coronavírus, a Câmara Municipal de Santa Cruz das Palmeiras, na última terça-feira (17), voltou a reabrir as portas para receber o público no plenário para assistir às sessões.
A notícia de retomada da reabertura das dependências da Câmara foi publicada, em rede social, pelo presidente da Casa de Leis, Adriano Martins, na última segunda-feira (16), dispondo, porém, que apenas 30% do espaço seria ocupado e, ainda assim, com a adoção de cuidados e restrições sanitárias para diminuir o risco de disseminação da pandemia da Covid-19, doença respiratória causada pelo novo coronavírus. E assim foi feito. Os visitantes tiveram que assinar uma lista de presença na entrada, usar máscaras e respeitar o distanciamento.
Mesmo depois de aproximadamente oito meses sem receber a presença do público, e com algumas pessoas reclamando de não poderem assistir às sessões no plenário, apenas dez pessoas se fizeram presentes. Dos oito vereadores novatos, eleitos na eleição de domingo, que deveriam estar presentes nesta sessão para ver como os trabalhos funcionam, apenas dois compareceram: Valdir e Lalá. Os demais preferiram ficar em casa.
Expediente
Durante a sessão foi aprovado um ofício, de autoria do prefeito, encaminhando, em regime de urgência, o Projeto de Lei n° 33/2020, que dispõe sobre a abertura de crédito adicional especial, no valor de R$ 261.404,71 (duzentos e sessenta e um mil quatrocentos e quatro reais e setenta e um centavos) e de créditos adicionais suplementares, no valor total de R$ 2.980.000,00 (dois milhões novecentos e oitenta mil reais), em favor das unidades orçamentárias que especifica. Foram apresentados ainda:
1) – Requerimento de Sérgio Bento, pedindo informações sobre a contratação de empresa especializada em serviços de engenharia para construção, operação, supervisão, coordenação, orientações técnicas e gerenciamento de resíduos sólidos;
2) – Dois requerimentos de Jaime Piram. O primeiro indagando se a concessionária da Rodovia SP-215 repassa algum valor para a Prefeitura Municipal referente à cobrança de pedágio; o outro, indagando se há como reservar um novo local para os munícipes descartarem os resíduos;
3) – Três indicações e uma Moção de Pesar, de autoria do Peixe, pedindo ao prefeito que determine ao seu setor competente seja retirada a lombada existente na Rua Beatriz, na altura do nº 195, na Vila São Carlos. A segunda, para que verifique a possibilidade de colocar uma caixa d’água na Vila Bonatti para atender também parte da Vila Bortone e Vila Prudente, e a terceira, para que determine ao seu setor competente seja construída uma lombada na Rua Meire Brianez, do Conjunto Habitacional Agostinho Nino Deperon, em frente à bomba de esgoto, e a Moção para a família Modesto, pelo falecimento da senhora Rosa Maria Stankevicins Modesto, pelo falecimento ocorrido no dia 20/10/2020, aos 73 anos de idade.
Por fim, a matéria de Ordem do Dia, de autoria do Executivo, que estima a receita e fixa a despesa do município de Santa Cruz das Palmeiras para o exercício de 2021.
Tom de despedida
O vereador Peixe sentiu-se mal e teve que se retirar antes do término da sessão para passar pelo médico, mas melhorou. Os vereadores que não se elegeram fizeram uso da palavra para desejar sorte aos novos e aos colegas que foram reeleitos Disse Jaime Piran: “Eu não consegui me eleger, mas fiquei feliz pela vitória do Fabiano Pavani, que considero como se fosse meu filho. É uma boa pessoa, jovem, merece continuar”. Jaime também fez questão de elogiar o trabalho que a Gazeta Palmeirense faz.
A vereadora Celina afirmou que não ficou triste por não se reeleger. “Estou aqui há mais de 24 anos, e acho que é difícil para uma mulher ficar tanto tempo numa Casa de Leis. Acho que dei a minha colaboração. A partir de agora vou descansar um pouco da política e dedicar mais à minha família. Daqui a quatro anos, quem sabe, se tudo correr bem, poderei tentar de novo. Desejo boa sorte a todos e avisar que, como fui muito cobrada neste tempo, irei cobrar também”.

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook