Transposição do rio Tabarana poderá resolver a falta de água na cidade

Por causa da pandemia do Coronavírus, não houve as tradicionais inaugurações, com a presença de público, na semana passada, por ocasião da entrega de várias obras importantes pela prefeitura de Santa Cruz das Palmeiras à população, a saber: três quiosques para prática de truco, reformas no velório municipal, reforma do Centro de Educação Ambiental Pessegueiro, reforma e adequação do prédio do Centro de Integração Comunitária “Francisco de Paula Dupas”, e, por último, a transposição do Rio Tabarana.
Quiosques
A primeira entrega foi a de três quiosques nos seguintes locais: Praça da Matriz, no Centro; Praça do Trabalhador, no Jardim das Palmeiras, e Praça Nestor Mazzoti, no Bairro Ada Dedini. Os quiosques, que servirão para os aposentados se divertirem, jogando truco, foram construídos a pedido dos frequentadores desses locais para protegê-los de chuva e sol.
Disse o prefeito: “O espaço ficou muito bonito. Era uma reivindicação dos frequentadores desses locais, principalmente dos idosos, que gostam de jogar truco e que sempre nos pediam quando por lá passávamos, e, felizmente, conseguimos atendê-los. Ficou um local de lazer para todos, com segurança e conforto. É muito gratificante ver a transformação desse lugar. Essa obra já era para ter acontecido, mas devido aos problemas que enfrentamos no início, não foi possível, mas agora deu certo. Estamos entregando essas melhorias para que as pessoas de nossa cidade e de outras que aqui vêm possam se sentir mais confortáveis”.

 

Reformas do velório

Na sequência, foi entregue as reformas do Velório Municipal, que, há muito tempo, estava causando transtornos aos frequentadores. Segundo o prefeito Zé da Farmácia, a obra teve um custo de R$ 80 mil, com recursos próprios do município.
O local ganhou um novo visual com troca de pisos nas salas, cozinha e banheiros, colocação de cortinas e ar-condicionado em todas as salas. Foi feita, também, reforma no telhado, eliminando infiltrações nas paredes, instalação de nova rede elétrica, além de pinturas, interna e externa, em todo o local, dando brilho especial, conforto e segurança para aqueles que forem velar os seus entes queridos.

 

Centro de Educação Ambiental

Também foi realizada a entrega do Centro de Educação Ambiental Pessegueiro. O local, que antes estava em estado de abandono, foi todo reformado, ganhando, entre outras melhorias, sala de apresentações, reformas no lago com colocação de mesas, bancos de cimento, casa das abelhas, hortas, viveiro de mudas, trilhas, entre outros. Tudo isso possibilitará aos visitantes que tenham um lazer muito confortável.
Lembramos que, por conta da pandemia, o centro ainda não está funcionando, e quando começar a funcionar será feito agendamento para as visitas. No dia da entrega, houve o plantio de mudas pelos poucos convidados, que se fizeram presentes.

 

Centro de Integração Comunitária

Outra obra que foi muito elogiada pela população, principalmente pelas pessoas da terceira Idade, foi a da reforma e adequação do prédio do Centro de Integração Comunitária “Francisco de Paula Dupas”, no Parque Sete de Setembro. O prédio, que antes estava todo deteriorado, ganhou um novo visual, com novo piso, troca das portas de madeira por portas de vidro, com proteção, reforma nos banheiros, palco e cozinha, além da instalação de ar- condicionado. Com essas melhorias, as pessoas que lá frequentam terão mais conforto para a realização de trabalhos e também para festas e eventos.
Na oportunidade, o prefeito Zé da Farmácia, que em todas as entregas fez questão de convidar os funcionários para os descerramentos das placas, disse o seguinte: “É mais uma obra que vai beneficiar os nossos idosos, que, juntamente com toda a população palmeirense, merecem o nosso respeito, pois foram eles que tanto fizeram para o bem de nossa cidade. Estamos entregando essas melhorias hoje, mas vamos fazer mais melhorias aqui até o final do ano para beneficiar ainda mais”.

 

Transposição do Rio Tabarana

Finalizando as inaugurações, uma das obras mais importantes foi a entrega da conclusão da transposição do Rio Tabarana, que, com aproximadamente sete quilômetros de canos, liga a represa do David, amenizando o sofrimento da população com a falta de água em época de estiagem.
Essa represa, que conta com aproximadamente quarenta milhões de litros, está localizada na Fazenda Pugliero, e foi construída em parceria com a empresa Josan. No local, foi instalada uma potente bomba, que, com ligação automática, mandará água assim que a represa do Davíd baixar o nível. Outra bomba foi instalada para levar água do Rio Tabarana para dentro da represa que foi construída.
Após a inauguração da Tabarana, todos foram até a Represa do David, onde puderam conhecer o sistema que liga as duas represas. Disse o prefeito sobre essas importantes obras: “Esta é uma das minhas promessas que estou cumprindo. Mesmo com muitas dificuldades, nós estamos entregando para a nossa população, para que ela não sofra mais com os racionamentos que vinham acontecendo em todos estes anos. Além dessas, estamos construindo mais uma importante represa, que deverá ficar pronta até o final do ano. Com isso, temos certeza que esse problema será sanado, mas precisamos contar com o apoio de todos, fazendo o uso moderado da água, pois temos deficiência com o tratamento, que ainda é muito deficitário”.
Todos os detalhes podem ser conferidos nos vídeos exclusivos, no Face da Gazeta Palmeirense.

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook