Unidade do Hospital do Câncer de Barretos esteve na cidade

Na penúltima quinta-feira, 22, uma unidade do Hospital do Amor, de Barretos, esteve em Santa Cruz das Palmeiras. Instalada nas proximidades da UMI, na Rua Dom Bosco, um micro-ônibus, todo equipado e com várias profissionais de saúde oferecendo a realização de exames, gratuitamente, para diagnóstico precoce da doença às moradoras da cidade, que fizeram inscrições antecipadamente nos postos de saúde do município. A ação foi uma parceria da prefeitura Municipal com o hospital, através da Comissão de Eventos de Santa Cruz das Palmeiras, que representa o hospital.
Foram realizados 29 exames de pele, 30 exames de PSA e 34 exames de Papanicolau. Infelizmente, o evento não atingiu o número de inscrições que foi ofertado ao município, por falta de procura da população. Os exames demoraram 45 dias para ficar prontos, pois são laudados por médicos especialistas do Hospital do Câncer de Barretos. Segundo as responsáveis da saúde, o exame preventivo de câncer do colo do útero, também chamado de Papanicolau, é recomendado para todas as mulheres que têm ou já tiveram vida sexual ativa e com idade entre 25 e 64 anos, recomendando-se que sua realização seja feita uma vez por ano.
Além da unidade do Hospital do Câncer, esses exames também podem ser realizados, ou solicitados, em todas as unidades de saúde do município. Basta que as interessadas se dirijam até um posto de saúde para agendar o atendimento, que ocorre conforme a demanda interna de cada uma das unidades básicas.
Segundo a enfermeira do município, Cintia Cristina, os exames são fundamentais para que as mulheres possam prevenir doenças. O prefeito Zé da Farmácia destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo Hospital de Amor, de Barretos. Disse ele: “Cuidar da saúde da nossa população sempre será a prioridade da nossa administração. Parcerias como essa com o Hospital de Amor, de Barretos, são importantes e, por isso, agradecemos a presença desses profissionais em nossa cidade para, juntamente com os nossos profissionais de saúde, realizarem exames tão importantes. Temos trabalhado exatamente para oferecer uma saúde de qualidade para a população, com prevenção e autocuidado”.

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook