Vândalos destroem mudas de árvores na Avenida Armando Penteado

Na noite do último domingo 15, vândalos destruíram as mudas de árvores plantadas na calçada da Avenida Armando Penteado, em Santa Cruz das Palmeiras. As mudas plantadas no local pela prefeitura, através de seu setor do Meio Ambiente, eram do tipo Urucum, Embaúba e Uití, muito utilizadas em projetos de paisagismo urbano.
Segundo Camila Daronco, do Setor de Meio Ambiente da Prefeitura, foram quatro árvores arrancadas e outras cinco, quebradas. As árvores fazem parte do projeto piloto de floresta urbana e servem de referência para plantio correto de mudas nas calçadas. São inúmeros os benefícios da arborização urbana, tais como o sombreamento e a diminuição da temperatura.
Ainda segundo Camila, na última segunda-feira 16, a equipe de Meio Ambiente voltou ao local e fez o replantio das árvores, com estacamento, pedindo a colaboração da população para a conservação, pois será um beneficio para todos, já que a Avenida é uma via por onde passa muita gente e não existem sombras. Quando crescidas, as árvores vão servir para amenizar o calor e, por consequência, contribuir com o Meio Ambiente.
Disse Camila: “É preciso conscientizar as pessoas para a importância de conservar o verde em todos os lugares. Todos nós precisamos estar atentos a essas questões e colaborarmos para as nossas futuras gerações”.
Lei do Meio Ambiente
De acordo com a Lei de Crimes Ambientais e Infrações Administrativas (Lei nº 9.605/98), o ato de vandalismo é configurado como crime ambiental, com pena de detenção de três meses a um ano, multa ou ambas as penas, cumulativamente. Segundo o Art. 49, a penalidade é para qualquer ato de destruição, danificação, lesão ou maus tratos, por qualquer modo ou meio, a plantas ornamentais de logradouros públicos ou, ainda, em propriedade privada alheia.

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook