Alunos do Projeto Guri realizam a primeira apresentação em público

Alunos do Projeto Guri, polo Santa Cruz das Palmeiras, realizaram, na última terça-feira, dia 25, apresentações artísticas voltadas aos pais e responsáveis, com o intuito de mostrar os conhecimentos adquiridos pelos estudantes durante as aulas deste primeiro semestre. O evento aconteceu nas escadarias da Igreja Matriz, no Centro de cidade, contando com a presença do prefeito Zé da Farmácia, diretoria de ensino, professores, alunos de rede Publica, pai de alunos, convidados e pessoas que passaram pelo local.

Acompanhados pelos professores Henrique Fernandes (violino e viola) e Alessandro Franceschini (violoncelo / contrabaixo), participantes do Projeto apresentaram diversas músicas por vários grupos de alunos com instrumentos, violino, viola, contrabaixo e violoncelo, que emocionaram as dezenas de mães e responsáveis que estavam presentes ao evento.

A Coordenadora do Projeto, Aline Brasileiro, disse que o Guri tem como função investir no aprendizado de crianças e adolescentes no ambiente musical. “Aprender a tocar um instrumento é um estimulo para crianças e adolescentes. No Guri essas pessoas passam a ser desafiadas e com isso desenvolvem a criatividade e o relacionamento social, entendendo que similar a uma orquestra, a interação e harmonia entre os músicos é o que garante um belo espetáculo”.

O Projeto Guri está com inscrições abertas para o segundo semestre até o dia 28 de junho. Para se matricular, basta que o aluno interessado compareça acompanhado do responsável na sede do Projeto munido de declaração escolar, foto 3×4, cópia do RG ou certidão de nascimento, enquanto o responsável precisa apresentar original e cópia do RG e um comprovante de residência atualizado.

Ao final do evento, houve a apresentação de ballet da professora Tati e das alunas do Projeto Escola viva, e ainda apresentação do cantor mirim, Pedro Henrique Honorato

Sobre o Projeto Guri

Mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música e instrumentos musicais para crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação CASA). Aproximadamente 50 mil alunos e alunas são atendidos por ano em todo o estado de São Paulo.

Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Amigos do Guri. Desde o início, em 1995, o Projeto atendeu mais de 770 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral. Além do Governo do Estado de São Paulo – idealizador e principal mantenedor do Projeto – a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas.

O polo de Santa Cruz das Palmeiras foi inaugurado no dia 24/03/2019 e está localizado na Rua Dr. Amaral, 133 e atende a 75 crianças e adolescentes, nas modalidades de Cordas Agudas e Graves Friccionadas, sendo os instrumentos: violino, viola erudita, violoncelo e contrabaixo acústico.

Deixe um comentário