Prefeitura realiza mais um Campeonato de Truco

Foi realizado, no último domingo 17, o 4º Torneio de Truco Municipal, promovido pela prefeitura municipal de Santa Cruz das Palmeiras, através do seu Setor de Esportes. A competição ocorreu no Parque Sete de Setembro, com a participação de 27 duplas, tendo como vitoriosos Leandro e Irineu Militão, que venceram, na final, Adriano e Altair.
O terceiro lugar foi conquistado pela dupla Irineu e Pica Pau, e em 4º lugar ficou a dupla Nei e Chupim. Todos os quatros finalistas receberão troféus. O chefe da Seção de Esportes, Marcos Freitas, agradeceu a presença de todos e parabenizou os vencedores, prometendo que no ano que vem tem mais.
O que é Truco?
Truco é um dos mais populares jogos de cartas praticado em todo o território nacional por dois, quatro ou seis jogadores, divididos em dois lados opostos. A origem do truco é incerta; especula-se que tenha surgido dos mouros, porém não há consenso a esse respeito. No Brasil foi popularizado por imigrantes italianos, portugueses e espanhóis, a princípio nos estados de São Paulo e Minas Gerais, posteriormente espalhando-se por todo o país e originando diversas variações.
Em nossa cidade, todos os dias, a partir do meio dia, na Praça da Matriz, os aposentados se reúnem para passar o tempo jogando Truco. Assim como em outros cantos da cidade, muitas pessoas se divertem nessa brincadeira entre amigos.