Professor Carlos Gustavo Fiorini recebe homenagem da Câmara Municipal

Na última sexta-feira 4, a Câmara de Vereadores de Santa Cruz das Palmeiras realizou uma sessão com a presença de grande número de pessoas. Na ocasião foi prestada homenagem, com entrega do Título de Cidadão Emérito do município ao professor Carlos Gustavo Fiorini. O projeto concedendo a honraria é de autoria do vereador Adriano Martins, subscrito pelos edis Fabiano Pavani e Jaime Piran, e foi aprovado por unanimidade pelos demais.
A solenidade contou com a presença do prefeito Zé da Farmácia, da primeira-dama Ana Leila, dos vereadores já citados, além de Sergio Bento, Antonio Tuna, Luis Carlos, Nego Turmeiro, familiares e amigos do homenageado.
Natural de Santa Cruz das Palmeiras, nascido no dia 12 de maio de 1941 na Fazenda São Sebastião do Morro Alto, o professor Carlos é casado com a senhora Maria Aparecida Franco de Camargo Fiorini, com a qual teve os filhos Carlos Fernando Fiorini e Selma Elena Fiorini Daronco, a qual lhe deu as netas Renata e Mariana.
Fiorini iniciou sua vida escolar na Escola Mista da Fazenda São Sebastião, além de ter passados pelas escolas Dr. Carlos Guimarães, Lauro Barreira e Escola Estadual de Guaxupé – MG. Posteriormente, formou-se em História, Estudos Sociais, Sociologia, Pedagogia com Administração, além de ser mestre e ter várias especializações e pós-graduações.
Por sua paixão pela Educação, foi vice-diretor, diretor, supervisor de ensino e dirigente na Escola Lauro Barreira. Foi professor e supervisor na Escola Municipal João Elias Margutti. Foi professor, diretor e supervisor da Escola Dr. Carlos Guimarães. Ainda foi supervisor de todas as escolas de Santa Cruz das Palmeiras e da região, além de ser supervisor de ensino nas Diretorias de Ensino de Porto Ferreira, Casa Branca e Pirassununga. Por ter passado por todos os cargos na Educação, gosta de ser chamado de “Professor”.
O “professor” ainda teve e tem atividade ativa no Esporte Clube Palmeirense, foi Diretor, Conselheiro, Atleta e Artilheiro dos Veteranos do Palmeirense, onde joga até hoje, recebendo a placa pelos mil gols feitos durante 67 anos.
É um dos fundadores do Grêmio Universitário, uma equipe amadora de futebol. Foi diretor do Mobral e do Movimento Mobral-Aciso com o Exército Brasileiro. É, ainda, um dos fundadores da APAE de Santa Cruz das Palmeiras, onde foi Conselheiro. Foi presidente da APAI, cargo durante o qual terminou e inaugurou o atual prédio da entidade, no Alto da Biquinha. Foi consultor do Projeto Empreender e Diretor da Associação Comercial e Empresarial, Diretor da COMUTRAN e membro dos Conselhos Municipais do Idoso e do Turismo.
Além de toda sua contribuição já descrita, ainda escreveu e lançou vários livros, sendo eles: Manezinho: Crimes e Mistérios – Romance policial sobre os fatos ocorridos em nossa cidade em 1893. Prefácio do professor e escritor Gabriel Chalita; A Deusa Nua – Romance sobre a Guerrilha do Araguaia. A capa deste livro teve a bailarina Sheila Mello posando na capa; Contos & Magia – Conta com três romances e vários contos engraçados; Cooperativismo e Empreendedorismo – livro de coautoria sobre economia; As aventuras na ilha misteriosa e invisível – crianças partindo de nossa cidade e viajando pela Bacia do Rio Paraná, em aventuras alegres e felizes, e Homem – está em processo de profunda pesquisa para saber “Quem é o Homem?”.
Já recebeu várias homenagens por ex-alunos, amigos do futebol, escolas locais e, em especial, foi duas vezes homenageado pela Escola Dr. Carlos Guimarães. Foi agraciado pelo Título de Academicus Praeclarus, conferido pelo Clube dos Escritores de Piracicaba, por ter seus livros lidos em vários países.
Professor Carlos ainda faz trabalho filantrópico, sendo membro do Conselho de Assistência Social, participando como delegado nos Congressos Regional e Estadual de Atibaia e o Nacional em Brasília. Colabora com várias entidades filantrópicas, como o Círculo Operário, Asilo, Igrejas, pessoas carentes e outros.

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook