Queimadas atingem a região e preocupam as autoridades

Neste período do ano em que a estiagem prolongada, combinada com o vento forte, ajuda a propagar o fogo, as queimadas têm sido um problema sério para toda a região, pois a vegetação seca fica mais vulnerável ao fogo. O efeito das queimadas vem preocupando as autoridades de todas as cidades, na destruição do meio ambiente.
Nesta época, além dos focos de incêndio provocados por vândalos, a prática também é de alguns agricultores que usam o fogo na renovação de áreas de pastagem, na remoção de material acumulado, no preparo do corte manual em plantações de cana-de-açúcar, etc. Prática que deveria ser evitada, pois com uso do fogo, mesmo de forma controlada, as queimadas podem gerar danos e prejuízos diversos às pessoas e à natureza.
Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), durante os meses de junho e novembro, grande parte do país é acometida por queimadas, que se estendem praticamente por todas as regiões, com maior ou menor intensidade.
Aqui em Santa Cruz das Palmeiras, as queimadas já preocupam as autoridades. A prefeitura, em sua rede social, está pedindo a colaboração das pessoas para que não provoquem queimadas, porque é crime.
O Corpo de Bombeiros e a Polícia Ambiental orientam a população para não jogar pontas de cigarro em locais com vegetação seca e evitar a queima de lixo em terrenos baldios. Também é recomendável recolher o lixo todo durante caminhadas ou trilhas em meio à natureza e não soltar balões.

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook