Semana Santa é comemorada, pela primeira vez, sem a presença de fiéis nas igrejas

Diante de tudo o que vem acontecendo nos últimos dias, as celebrações da Semana Santa deste ano vão ficar para sempre gravadas na memória dos fiéis católicos não só de nossa cidade, mas do mundo todo. Impedidos de frequentar as igrejas, por causa da pandemia do coronavírus, os fiéis viveram um tempo quaresmal atípico: impossibilidade de participação das procissões, vias-sacras, adorações, Missas de Crisma e rito do Lava-Pés, entre outras celebrações, como é tradicional na Semana Santa. O Tríduo Pascal, de forte significado, foi celebrado de maneira restrita pelos sacerdotes, que, mesmo com os templos vazios, sentiram, por certo, a unidade de uma Igreja que, apesar de não estar reunida fisicamente, esteve em comunhão pela oração.
Em Santa Cruz das Palmeiras, as paróquias, objetivando a aproximação dos fiéis à Igreja nesse momento, que é o mais importante dentro da fé católica, se uniram para as celebrações da Quaresma, cada dia em uma Igreja, todas elas transmitidas pelas redes sociais de cada paróquia. A programação foi a seguinte:
Segunda-feira: Oração do Terço e Missa, na Igreja Matriz Santo Antônio; Terça-feira: Celebração das Sete Dores de Maria e Missa, na Igreja Nossa Senhora do Rosário; Quarta-feira: Solene Via Sacra e Missa, na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus; Quinta-feira: Celebração Solene da Instituição da Eucaristia do Sacerdócio e do Serviço, na Igreja Matriz Santa Antônio; Sexta-feira: Adoração ao Santíssimo Sacramento; Celebração e Adoração à Santa Cruz, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário; Sábado: Solene Vigília Pascal, na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus; e Domingo: Missa da Ressurreição, na Igreja Matriz Santo Antônio.
Os fiéis, em expressivo número, acompanharam cada uma das celebrações numa demonstração de imensa fé, nas palavras dos padres André e Fernando (Paróquia Santa Cruz), Reginaldo e Rogério (Paróquia Santa Rita de Cássia) e Rodrigo (Paróquia Nossa Senhora do Rosário).
A Paróquia Santa Cruz publicou, em sua rede social, um texto de agradecimento a todos os que colaboram com as celebrações, bem como ao público em geral. Diz o texto: “Nesta semana santa as nossas três paróquias se juntaram e fizeram uma das mais belas, foram celebradas com a união e a obediência aos preceitos, as orientações das organizações de saúde e governamentais. No reservado de nossos templos, a Igreja se fez fortaleza, e, através dos meios de comunicação, se fez presente em cada lar, reforçando a fé e levando alento aos corações ansiosos por oração e vontade de Deus.
Na noite pascal, pela primeira vez as três paróquias celebraram juntas. Três sírios pascais foram acesos e bentos ao mesmo tempo e em um único fogo Santo, que foi a chama que iluminou a noite escura. A renovação da vida e esperança foi celebrada, e nas palavras do padre André Luiz Passos, uma noite memorável e histórica, onde merecerá ser registrada nos livros tombos da paróquia, pois, em uma celebração de Páscoa, todas as paróquias formaram uma única paróquia”.
Mensagem dos paroquianos nas redes sociais
Estimados padres André, Fernando, Reginaldo, Rodrigo e Rogério,
O momento que estamos vivenciando nos tem privado de estarmos reunidos nas igrejas das três paróquias de nossa cidade, mas não nos tem impedido de estarmos unidos num só coração, numa só alma, no interior do nosso lar, que é a Igreja Doméstica, participando, de maneira nunca antes sonhada, das Celebrações tão bem conduzidas pelos senhores.
Na Semana Santa deste ano, Deus, por intermédio das redes sociais, nos fez sentir, de forma toda especial, a presença de seu Filho na pessoa de nossos sacerdotes, que não escondiam a emoção de estar juntos em templos vazios de fiéis, mas repletos do Espírito Santo, porque, pelos dons que lhes foram concedidos, os senhores conseguiram transformar o coração de cada um de nós num belíssimo Sacrário de Jesus.
Tenham certeza que essa união dos senhores orando, cantando e abençoando nosso povo jamais se apagará de nossa memória. Que Deus, na sua infinita bondade, continue abençoando suas vidas com muita paz, saúde e sabedoria.
Esta simples mensagem traduz o amor, o carinho e o agradecimento dos paroquianos das Paróquias Santa Cruz, Santa Rita de Cássia e Nossa Senhora do Rosário.

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook