Município registra o primeiro óbito por coronavírus

Desde o início da pandemia, Santa Cruz das Palmeiras foi uma das ultimas três cidades da região a registrar casos confirmados da Covid-19. Depois passaram a aparecer alguns suspeitos, descartados, curados e confirmados. Desde o início do mês que os casos começaram a aumentar até que foi confirmado o primeiro óbito.
No boletim informativo publicado pela Prefeitura nas redes sociais, no último dia 15, consta um óbito pela doença. Segundo informações, a vítima, que não teve a identidade revelada, seria um homem de 72 anos de idade.
Na tarde da última terça-feira, o prefeito Zé da Farmácia usou as redes sociais para solidarizar-se com a família da vítima. Disse ele: ”Gostaria de me solidarizar com a família e colocar a administração municipal à disposição da família no que precisar. Por mais que a equipe de Saúde tenha trabalhado para salvar essa vida, infelizmente, o vírus é muito agressivo, e não foi possível, mesmo com o empenho da equipe e os equipamentos que a administração disponibiliza hoje para a população. Infelizmente, isso não foi possível evitar. ”
O prefeito continuou o pronunciamento pedindo que a população continue em isolamento, evitando-se sair para festas e churrascos, ajudando, assim, a combater o vírus. Pediu também que todos usem máscara, caso haja necessidade de sair às ruas.
A cidade ainda está com diversos casos suspeitos, aguardando resultados. Há também casos descartados, bem como algumas pessoas em isolamento. Segundo a Prefeitura, todos os casos estão passando por exames e por monitoramento, lembrando que as equipes de Saúde do município vêm tomando todas as medidas necessárias para evitar a propagação do coronavírus na cidade e fazendo o máximo que pode para que as pessoas evitem aglomerações, usem máscaras e tomem as demais medidas para evitar o contágio. Todos os dias são divulgados boletins informativos para manter toda a população devidamente informada sobre o que está ocorrendo no município.
Segundo o boletim informativo da prefeitura da última quarta-feira, dia 17, os dados são os seguintes: Casos suspeitos – 43; Casos positivos – 36; Óbitos – 1; Óbitos em investigação – 1; Exames realizados – 162.
Aumento de casos no interior
Conforme pesquisas do Governo, o aumento de óbitos por COVID-19 no Estado de São Paulo desacelerou nos primeiros 15 dias de junho em relação à última quinzena de maio. Entre 14 de maio e 1º de junho, a aceleração do crescimento de óbitos foi de 77,68%, e entre 1º e 14 de junho, foi de 39,48%. O ritmo de aumento de óbitos foi quase 50% menor no segundo período em relação ao primeiro.
Houve também queda na letalidade no Estado. Em 14 de maio, era de 7,95%; em 1º de junho, de 6,89% e em 14 de junho, de 6%. Os casos e óbitos provocados pelo novo coronavírus seguem evoluindo no interior do Estado. Em 14 de abril, o interior tinha 10,75% dos casos do Estado; em 14 de maio, era de 18,96%; em 1º de junho, 22,84% e em 14 de junho, 27,02%.
Seguindo a comparação sobre a evolução da pandemia, no dia 14 de abril o interior tinha 11,22% de óbitos do Estado; em 14 de maio, o índice era de 14,35; em 1º de junho, 16,41%, e em 14 de junho, 18,72%.

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook